top of page

Minicursos

MINISTRANTES CONFIRMADOS

TÍTULO: PETROLOGIA ÓTICA

​

Breve Resumo: O objetivo do nosso curso é identificar minerais essências e secundários, por meio do microscópio petrográfico,  em rochas magmáticas terrestres com ênfase em picritos, troctolitos, anortositos, gabros e basaltos. Também será visto meteoritos basálticos acondríctios e sideritos. Iremos focar na identificação dos minerais, texturas e estruturas. Ao final, tem-se como principal objetivo que o aluno obtenha certa familiaridade com Mineralogia Ótica e o estudo de minerais ao microscópio das rochas relacionadas

​

Livro recomendado (não obrigatório) - MACHADO, Fábio Braz; NARDY, ANTÔNIO J.R. . MINERALOGIA OPTICA. 1. ed. São Paulo: Oficina de Texto, 2016. v. 1. 128p .

 

Duração: 6 horas.

DATA: 01, 02 e 03 de setembro das 14h às 16h

Dr. Fábio Braz Machado

(UFPR)

Dr. Virgilio de Carvalho dos Anjos

(UFJF)

TÍTULO: Introdução à Espectroscopia Raman

​

Breve Resumo: Neste minicurso apresentaremos uma introdução sobre técnicas de espectroscopia que utilizam a luz como forma de extrair informação de sistemas físicos. As mesmas representam formas de interação da radiação eletromagnética com a matéria. Em particular, será dada ênfase à técnica de espectroscopia Raman e instrumentação relacionada a realização de medidas. Apresentaremos noções sobre espectroscopia vibracional e sua quantização. Raman vibracional e Raman eletrônico. Noções sobre microscopia Raman. Outras formas de espectroscopia Raman tais como: SERS (Surface enhanced Raman Scattering); CARS (Coherent Antistokes Raman Scattering); Imageamento Raman confocal, etc. Para cada assunto daremos exemplos de aplicação e como são obtidas informações a partir dos espectros.

 

Duração: 4 horas.

DATA: 01 e 03 de setembro, das 14 às 16h.

Dra. Junia Schultz

(KAUST)

King Abdullah University of Science and Technology

 

 

 

 

CANCELADO

TÍTULO: ​Introdução à Mineralogia

​

Breve Resumo: O objetivo do curso é apresentar os conceitos básicos da mineralogia, desde a definição do que é um mineral até o seu estudo através de técnicas analíticas avançadas de identificação e classificação. Entre os temas a serem abordados estão ainda a formação dos minerais, os sistemas cristalinos e as principais propriedades dos minerais, a identificação macroscópica de minerais e os minerais no nosso cotidiano.

​

​

Duração: 6 horas.

DATA:  30 de agosto, 01 e 03 de setembro (horário - 16h as 18h)

Dr. Fabiano Faulstich

(Museu Nacional)

TÍTULO: Modelagem Computacional aplicada à Astrobiologia​

​

Breve Resumo: A computação tem sido  uma ferramenta importantíssima nas pesquisas  envolvendo astronomia. A formação e estabilidade de planetas podem ser simuladas a partir de programas computacionais que se baseiam na física que rege os astros. Em nossa oficina exploraremos a teoria de formação planetária e estabilidade, e aplicaremos em programas capazes de reproduzir partes do processo de evolução dos planetas.

​

​

Duração: 6 horas.

DATA:  30 de agosto, 01 e 03 de setembro (horário em breve)

Dra. Barbara Camargo 

(UNESP Guaratinguetá)

MSc. Amanda Tosi

(UFRJ)

TÍTULO: Microscopia Eletrônica:

Princípios Básicos e Aplicação no estudo dos Meteoritos

​

Breve Resumo: A técnica de Microssonda Eletrônica, introduzida comercialmente na década de 1960, causou um grande impacto nos estudos de materiais geológicos e rochas espaciais, como as amostras trazidas nas missões Apollo. Dessa forma, nas últimas décadas, tem desempenhado um papel fundamental no entendimento da formação das rochas terrestres, assim como dos corpos celestes como asteróides, planetas e a Lua. Hoje, esta técnica é considerada fundamental para o estudo e a classificação dos meteoritos que chegam à Terra, trazendo informações da composição química, mineralógica e textural desses corpos. 

​

 

Duração: 6 horas.

DATA: 01, 02 e 03 de setembro das 16 às 18:00.

bottom of page