top of page

OFICINAS

MINISTRANTES CONFIRMADOS

Dr. Elidiomar Ribeiro da Silva

(UNIRIO)

TÍTULO: De Aliens à Zathura: animais de A a Z nas sagas espaciais da ficção

​

Breve Resumo: A Zoologia Cultural aborda a presença simbólica dos animais nas mais distintas manifestações humanas, investigando possibilidades de utilização no ensino, na divulgação científica e nas práticas de preservação da biodiversidade. Dentro da cultura pop não faltam objetos de estudo, pois os animais são presença efetiva em filmes, séries de TV, desenhos animados, livros e histórias em quadrinhos. Considerando tanto animais reais, habitantes terráqueos do presente e do passado, quanto aqueles criados nos universos fantasiosos, vamos usar a taxonomia para identificar a fauna presente nas grandes obras da ficção científica, abordando também a sua biologia e mostrando que a Zoologia está presente em todos os quadrantes do espaço sideral.

​

Duração: 2 horas.

DATA: 30 de agosto 16h até 18h

MSc. Naelton Araújo

(Planetário da Gávea-RJ)

TÍTULO: Ficção Científica e a Astrobiologia

​​

Breve Resumo: A literatura, o cinema e a televisão têm representado formas de vida extraterrestres de diversas formas. Geralmente os aliens seguem em uma visão antropocêntrica: ou seja seriam extrapolações do comportamento humano. Assim as telas nos mostram vilões ou bandidos a mercê dos nosso medos e esperanças. Como isso enviesou nossa busca por vida extraterrestres? Será que seríamos capazes de compreender uma espécie totalmente alienígena?

​

Duração: 2 horas

DATA: 31 de agosto e 1 setembro das 17h as 18h

MSc. Carolina de Assis

(Museu Ciência e Vida)

TÍTULO: Educação de Ciências em espaços formais e não formais

​​

Breve Resumo:

Nesta oficina, mostro que a animação, em suas diferentes formas, pode ser uma forma interessante de apresentação da Astrobiologia, promovendo engajamento e discussões. No entanto, por ser um tema de conceituação diversa e multidisciplinar, tratá-lo em sua totalidade com os educandos ou frequentadores do museu, sobretudo o público infantil, pode ser desafiador. 

Assim, vamos primeiro conhecer os tipos de animação, falando brevemente sobre as técnicas utilizadas, e como montar uma narrativa simples. Depois, usaremos um curta, de minha autoria, como estudo de caso. Durante as discussões do filme, apresentarei alguns conceitos em astrobiologia e assim, discutiremos como a informação apresentada na tela pode ser amplificada com o público. Por fim, como encerramento, cada um montará uma cena de alguns segundos, usando umas das três técnicas elencadas. Tendo como objetivo final mostrar a potencialidade da animação dentro dos espaços de educação, a oficina intenciona estimular educadores e divulgadores da astronomia a iniciarem nesta linguagem.

 NO MÁXIMO 20 VAGAS PARA ESSA OFICINA !!!

Duração: 4 horas

DATA: 02 e 03 de setembro das 14h às 16h

​

​

MSc. Liliani A. S Fontes de Medeiros

(CEDERJ-UERJ e UFRRJ)

TÍTULO: Neuroaprendizagem: Entrelaces da Neurociência e Astrobiologia no tocante da Educação Especial Inclusiva na Educação Básica

​

Breve Resumo: Sobre a execução da atividade trago como proposta um minicurso onde pretendo trazer a luz os Entrelaces da Neurociência e Astrobiologia no tocante da Educação Especial Inclusiva na Educação Básica. Pretendo apresentar caminhos metodológicos com base em conhecimento neurocietíficos pedagógicos de forma que seja possível viabilizar o trabalho docente do tema junto à pessoas portadoras de deficiência (PCDs).

​

Duração: 6 horas  

DATA: 01, 02 e 03 de setembro das 16h às 18h 

bottom of page